Com tecnologia do Blogger.

James Blake: a Revolução

domingo, 6 de março de 2011

James Blake
James Blake
Fevereiro 2011
ATLAS / A&M

Apaguei a luz do quarto, carreguei no Play e fechei os olhos. E aos primeiros segundos de Unluck, percebi o que acontecia naquele momento: estava a testemunhar uma revolução.

A música avançou, num pulsar de ritmos e camadas sonoras e vocais que soavam a um idioma estranho. Ao mesmo tempo, tudo parecia incrivelmente familiar. Senti-me a perder a noção do espaço físico, num mergulho cada vez mais interior, até entrar numa dimensão que reconheci como o espaço da Alma.

A música prosseguiu e conduziu-me aos vários recantos desse espaço. Era aquele som - disruptivo e quase alienígena, vindo das novas experiências do dub step, mas resgatando a emoção antiga do soul - que me dava acesso a estes lugares, tão raramente visitados, porque nos ocupamos demasiado com as coisas à superfície.

Foi inevitável, a catarse.

Ao fim de 38 breves minutos, regressei ao meu quarto e pensei neste jovem de 22 anos, que no refúgio da sua casa concebeu esta obra-prima. «All tracks written, performed, produced and recorded at Home», lê-se na ficha técnica.

Pensei em Leonardo da Vinci, Fernando Pessoa, David Bowie, Bjork e tantos outros que, como se fossem emissários vindos de outras galáxias, chegam até à Terra para "empurrar" o mundo para a frente, através da sua Arte.

Não admira que James Blake esteja nas bocas do mundo. O mundo ainda sabe reconhecer um génio, quando este aparece.


0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP