Happy Birthday, Ms. Siouxsie Sioux!
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Figura incontornável do rock e tida por muitos como uma das fundadoras dos movimentos post-punk e goth, Siouxsie Sioux celebra hoje 54 anos.
A voz, a teatralidade, a ousadia, o imaginário dark romantic e a estética avant-garde são algumas das características que elevaram Siouxsie ao estatuto de ícone.
O seu nome estará eternamente associado à banda que liderou, os Siouxsie and The Banshees, força-motriz na génese e evolução do rock dito "alternativo".
A força criativa de Siouxsie Sioux não se confinou, contudo, ao exercício dos Banshees. Criou também o side-project The Creatures, para onde canalizou os seus impulsos mais experimentais. Recentemente, lançou o seu primeiro álbum a solo (MantaRay, de 2007), para além de participações pontuais com nomes tão diversos como Morrissey ou - surpreendam-se - os Basement Jaxx.
Natural de Southwark (sudeste de Londres), foi uma adolescente "solitária" e desde cedo sentiu-se atraída pelo glam rock e seus principais embaixadores, entre os quais David Bowie, Marc Bolan e Bryan Ferry. Abandonou os estudos aos 17 e mergulhou numa sub-cultura onde a música, a moda e a gay club scene eram elementos essenciais. Logo se tornou figura conhecida na noite Londrina, graças à sua imagem - era a génese da persona artística, que combinava o glam com elementos fetish e bondage. Em 1975, deixou-se arrebatar por uma banda que conquistava o fascínio de muitos e o pavor de outros: os Sex Pistols. Foi por essa altura que conheceu Steve Severin e, impelida pelo adágio DIY (Do It Yourself), lançou-lhe a proposta: formar uma banda.
And the rest is history...
Parabéns, Siouxsie!
0 comentários:
Enviar um comentário