Com tecnologia do Blogger.

5 x 45 = Jazz

quinta-feira, 25 de agosto de 2011


Cinco Minutos de Jazz: 45 Anos
V.A. (coord. José Duarte)
2011
Tugaland
____________

Quarenta e cinco vezes cinco minutos de jazz, é o que nos oferece a compilação Cinco Minutos de Jazz: 45 Anos, que chega até nós para celebrar o programa de maior longevidade na Rádio portuguesa - «mais do que sessenta por cento da minha idade cronológica», contabiliza o seu mentor, João Duarte.

Três CDs que fazem jus não só ao programa, como (a meu ver) à própria essência do jazz: livre e fora da ordem. O alinhamento escapa às típicas arrumações "por data" ou "por estilo", para nos oferecer uma deliciosa miscelânea de cores e sabores: do melancólico ao exuberante, do clássico ao contemporâneo, do swing orelhudo ao experimental mais difícil, de Nova Orleães a Nova Iorque, de Nina Simone a Miles Davis.

Uma escolha ideal, tanto para connaisseurs como para curiosos, não estivesse a selecção e coordenação musical da colectânea a cargo do embaixador absoluto do jazz em Portugal - isso mesmo: José Duarte.

A qualidade vai para lá do conteúdo: editado pela Tugaland, Cinco Minutos... é brindado com a ilustração de André Carrilho (capa), a fotografia de Augusto Brázio e o design de Maria João Ribeiro (Bloodymary Design), traduzindo de forma certeira o espírito daquilo que se ouve: simples e estupidamente cool.

Obrigatório, para quem gosta de boa música.

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP