Com tecnologia do Blogger.

Cinco Minutos de Jazz

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

«Olha lá, ó Zé! E se fizesses cinco minutos de jazz na rádio?»

Tudo começou assim: uma noite de farra, um desafio lançado por João Martins (radialista fundamental na história da rádio em Portugal, já desaparecido) ao seu amigo José Duarte.

O desafio foi aceite e a 21 de Fevereiro de 1966, a Rádio Renascença transmitia a primeira emissão de Cinco Minutos de Jazz. Com esta, José Duarte inaugurava a sua longa jornada de alfabetização, num Portugal que, também aqui, se perdia na absoluta ignorância. «O país reagiu muito mal aos Cinco Minutos de Jazz, nos anos 60. Tenho no meu acervo cartas sem assinatura, cobardes, a ofenderem-me, a chamarem-me racista e amante de pretos e de pretas e de batuques. Tudo por causa de cinco minutos apenas, de música de herança africana, negra. Mas o programa tornou-se muito popular, pela riqueza e a estranheza da música.»

Hoje, Cinco Minutos de Jazz é o programa diário mais antigo da Rádio portuguesa e um marco incontornável na divulgação do jazz em Portugal - de todos os estilos e todas as épocas, do jazz de New Orleans ao swing dos anos 30, do bebop dos 40 e hard bop dos 50 ao free jazz. Tudo isto, numa fórmula que é já um clássico. «O João dizia que cinco minutos era o tempo ideal, não cedeu. E parece que tinha razão», afirma José Duarte. «Faço um comentário, deixo no ar uma opinião e os ouvintes querem voltar no dia seguinte, querem mais.»

Cinco minutos que continuam a ser ouvidos de Segunda a Sexta, na Antena 1, às 21:55 e 03:55.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP