O poder visual da música // O Verão islandês
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Há músicas com um poder tão visual, que a sua audição e compreensão induzem a mente a criar cenários, atmosferas ou até mesmo... um videoclip inteiro.
É o que acontece quando ouço Arabian Horse, o álbum que assinala o regresso dos GusGus - e que será devidamente apreciado num futuro post. Faixas como Arabian Horse, Over ou Magnified Love sugerem paisagens áridas sob um Sol ao meio-dia, quebradas com a poeira levantada pelas batidas tonantes e por movimentos em câmara lenta.
Eis senão quando, sou surpreendido há instantes com a estreia mundial do novíssimo videocilp do (agora) quinteto islandês, que assinala o seu regresso a este formato.
Over é um exercício brilhante de justiça às sugestões que a música provoca. Sensações tácteis (o calor do Sol que bate a pique), contemplativas (as planícies habitadas por imagens em slow motion), estéticas (do guarda-roupa ao face-painting) e emocionais (as performances cativantes de Daniel Ágúst Haraldsson e Urður "Earth" Hákonardóttir) fazem de Over um vídeo digno de reconhecimento, como um dos mais sofisticados e avant-garde de 2011.
Nove dias depois da estreia do vídeo Crystalline de Björk, é a vez dos GusGus confirmarem as suspeitas: este ano, o Verão pertence à Islândia!
0 comentários:
Enviar um comentário